Buscar
  • Empilhatec

Quando trocar de empilhadeira na empresa

Ter equipamentos em bom estado que sejam adequados à rotina da empresa é muito importante para garantir a segurança do local de trabalho e a produtividade da equipe. Uma dúvida bastante comum entre os gestores de estoque e logística é o momento ideal para substituir as ferramentas de trabalho pesado.


Apesar de alguns profissionais optarem por realizar a troca apenas quando a empilhadeira deixa de funcionar, existem outros indícios claros da necessidade de um novo equipamento. Saiba o que analisar antes de decidir se é hora de adquirir uma nova empilhadeira.


4 indícios de que é hora de trocar de empilhadeira na empresa

Confira a seguir os principais fatores que você deve considerar na hora de substituir a empilhadeira da sua empresa. Note que essas dicas também valem para qualquer outro tipo de equipamento de trabalho pesado.


Necessidade da empresa

O primeiro indício de que chegou o momento de trocar de empilhadeira é a mudança nas demandas do dia a dia. Se a empresa mudou o local da operação ou se houve um aumento na carga a ser movimentada, por exemplo, é hora de adquirir um novo equipamento.


Vale lembrar que cada tipo de empilhadeira funciona melhor sob determinadas condições. As empilhadeiras à combustão, por exemplo, não podem operar em locais fechados, porque emitem gases poluentes que podem ser tóxicos para os trabalhadores.


Horas de uso

As horas de uso de uma empilhadeira também podem ser um grande indício de que é melhor substituir o equipamento. No geral, máquinas entre 15.000 e 18.000 horas trabalhadas apresentam problemas e sinais de defeito. Esse número pode variar um pouco, por isso, confira sempre o manual do usuário.


Cada empilhadeira possui as recomendações do fabricante quanto às horas de uso ideais por semana ou quanto ao limite de horas em operação. Assim, se a sua máquina está trabalhando mais horas do que deveria ou se está se aproximando do término da vida útil indicada pelo fabricante, chegou a hora de adquirir uma nova empilhadeira.


Segurança da equipe

Qualquer ferramenta de trabalho deve estar sempre no estado adequado para garantir a segurança da equipe. Sob essa perspectiva, se a sua empilhadeira não está em boas condições, entre em contato com a locadora para resolver logo o problema. Caso não seja possível realizar a manutenção, é importante buscar por uma nova máquina.


A segurança do local de trabalho é sempre responsabilidade da empresa contratante. Por isso, não espere acontecer um acidente para adquirir um equipamento mais seguro.


Conheça algumas boas práticas para operação de empilhadeira.


Novas tecnologias

Por fim, estar atento às novidades do mercado é fundamental para uma boa gestão de estoque. Assim, o surgimento de novas soluções de logística pode ser um forte indício de que é hora de trocar a empilhadeira da sua empresa.


Investir em boas ferramentas de trabalho significa melhorar os fluxos de trabalho, agilizar o dia a dia da empresa e consequentemente aumentar a produtividade da sua equipe. Por isso, não deixe de se manter atualizado com as novas tendências e equipamentos disponíveis para o seu segmento. Mantenha as portas sempre abertas para a inovação para não perder o seu lugar no mercado.


Vantagens de alugar empilhadeira

As maiores vantagens de alugar uma empilhadeira estão relacionadas à substituição do equipamento. Isso acontece porque o aluguel conta com uma flexibilidade que outras opções não oferecem.


Poder trocar facilmente a empilhadeira por outra que melhor atenda às necessidades da empresa permite que os seus colaboradores tenham sempre as ferramentas mais adequadas para trabalhar. Dessa forma, você não perde tempo buscando por um novo equipamento e pode manter o nível de produtividade da sua empresa.


Você ainda dispõe de uma grande diversidade de modelos de empilhadeira para poder escolher a ferramenta que melhor se adapta ao dia a dia da sua equipe. Além disso, as locadoras ainda oferecem uma boa variedade de componentes extras para personalizar ainda mais o uso da sua empilhadeira.


É importante destacar que essas empresas são especialistas em soluções inteligentes de logística. Por isso, você pode pedir orientação sobre o melhor momento para substituir a sua empilhadeira. Esse suporte também é uma das grandes vantagens do aluguel.


Quer encontrar os melhores equipamentos e acessórios do mercado? Entre em contato com a nossa equipe e descubra a empilhadeira ideal para a sua empresa.


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo