Buscar
  • Empilhatec

A importância do controle de estoque nas empresas

O controle de estoque é uma das práticas mais fundamentais de qualquer empresa que possui estabelecimento físico. Um controle ineficaz das reservas reduz a agilidade da operação e prejudica a continuidade do negócio.


A tecnologia pode ser uma grande aliada para acompanhar a movimentação dos suprimentos. Dos sistemas de gestão até as ferramentas de organização do inventário, há muitas formas de otimizar o controle de armazenamento da sua empresa.


Veja a seguir a importância do controle de estoque.


Controle de entrada e saída


O aspecto mais importante do controle de estoque é a administração da entrada e da saída dos materiais. É importante manter registro de toda a movimentação dos produtos do inventário.


Saber a quantidade de produtos do seu estoque evita possíveis atrasos por falta de insumos na sua operação. Portanto, ter noção da saída dos materiais vai ajudar você a entrar em contato com o fornecedor com antecedência. Assim, sua empresa não interrompe as atividades por escassez de recursos.


Por outro lado, controlar o estoque também é essencial para garantir a entrega das quantidades certas na entrada dos suprimentos. É preciso contar e registrar os produtos reabastecidos e certificar-se de que o fornecedor enviou as quantidades corretas.


Isso vale não só para os seus produtos comercializados como também para itens de almoxarifado, materiais de limpeza e ferramentas de manutenção. Já imaginou não poder imprimir documentos por falta de tinta na impressora? Ou não poder lavar as mãos no banheiro por falta de sabonete? Tudo isso entra no controle de estoque.


Você pode usar planilhas ou até mesmo fichas, livros e software de registro para manter o controle. Essas informações devem estar sempre organizadas e acessíveis para toda a equipe responsável.


Estoque mínimo


O estoque mínimo ou estoque de segurança é a quantidade mínima de produtos que você deve ter no seu inventário para não ficar sem insumos. Quando a quantidade de suprimentos chegar ao estoque mínimo, significa que é hora de fazer o pedido para o fornecedor.


Manter o estoque de segurança em mente é importante para que a empresa consiga lidar com altas súbitas nas demandas dos consumidores e com atrasos na entrega dos fornecedores.


O estoque mínimo considera a saída média de itens por dia e o tempo de entrega do fornecedor. Para calculá-lo, basta multiplicar a quantidade de produtos que saem em um dia pelo número de dias que o fornecedor leva para entregar o reabastecimento do estoque.


CONSUMO DIÁRIO

x

PRAZO DE ENTREGA DO FORNECEDOR

=

ESTOQUE MÍNIMO NECESSÁRIO


Vamos considerar como exemplo um supermercado. Se são vendidos em média 20 pacotes de café por dia e o fornecedor pede 15 dias para entregar os pedidos, o estoque mínimo é de 300 pacotes.


20 PACOTES POR DIA

x

15 DIAS DE ENTREGA

=

ESTOQUE MÍNIMO DE 300 PACOTES


Isso quer dizer que, quando o estoque de pacotes de café baixar para 300, é necessário que o funcionário responsável gere a ordem de compra para o fornecedor.


Segurança no armazenamento


Uma das preocupações que envolvem o controle de estoque é a segurança dos produtos armazenados. Neste caso, consideramos dois aspectos da segurança: a conservação adequada dos produtos e a prevenção contra roubos.


Muitas empresas trabalham com suprimentos delicados que exigem maior cuidado nas condições de armazenagem. Para conservar os produtos e os materiais de forma correta, é necessário fiscalizar o local de depósito e manter o controle sobre a forma como os itens são transportados.


O local de estoque precisa abrigar os produtos e materiais das condições do tempo, da umidade, da poeira e até da luz do sol em alguns casos. No caso de alimentos, também é necessário se preocupar com biossegurança para evitar a contaminação dos itens. Roedores, baratas e fungos podem estragar os alimentos, além de trazer sérias doenças para os consumidores.


É fundamental manter o registro de todos os funcionários que têm permissão para entrar no estoque, bem como de toda a movimentação, para evitar atividades maliciosas. Além disso, os contribuidores com acesso aos produtos devem ser pessoas de confiança. O local de estoque deve ser bem protegido com trancas, alarmes e câmeras de segurança.


Estoque organizado aumenta a produtividade


Por fim, também é importante destacar que um estoque bem organizado permite que a equipe trabalhe de forma muito mais ágil. O controle dessa operação também inclui uma descrição detalhada dos produtos, tanto para facilitar a localização dos itens quanto para ajudar no controle de qualidade das peças.


Controlar o estoque de forma eficiente traz otimiza o trabalho da sua equipe e acelera os seus processos. As empilhadeiras são máquinas extremamente ágeis e práticas para ajudar você a gerenciar o seu estoque da melhor forma possível.


Saiba mais sobre como essas ferramentas podem ajudar o seu negócio: As soluções que a empilhadeira traz para sua empresa.

6 visualizações0 comentário