Buscar
  • Empilhatec

Como operar caminhão Munck

O caminhão Munck é uma máquina de içamento de grandes cargas muito utilizada em indústrias, usinas, construções, armazéns e no setor agrícola. É uma ferramenta de trabalho que oferece muita agilidade para a movimentação de materiais.


Esse tipo de equipamento pesado requer um certo nível de conhecimento técnico e possui recomendações de segurança para sua operação no local de trabalho. Neste artigo, você vai conhecer os pré-requisitos necessários e os procedimentos adequados para operar o caminhão Munck.


Pré-requisitos para trabalhar com caminhão Munck

Antes de se preocupar com as recomendações de segurança para trabalhar com o caminhão Munck, é necessário ter uma equipe com conhecimento técnico para operar o equipamento.A primeira exigência é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.


Além disso, o condutor precisa ter certificações de cursos específicos para içar as cargas e movimentar as lanças de forma segura sem danificar os materiais. Os treinamentos teóricos e práticos são fundamentais para usar o guindauto de forma segura.


Vale destacar que a equipe de trabalho deve contar com um profissional técnico em segurança para realizar a vistoria do caminhão e avaliar a viabilidade do equipamento para trabalho.


Boas práticas para operar caminhão Munck de forma segura

Quando falamos de segurança do trabalho com caminhão Munck, existem algumas recomendações importantes que devem ser seguidas. Confira a seguir:


Transporte do equipamento

O caminhão Munck também é um automóvel, por isso também é necessário se preocupar com a segurança durante o transporte do veículo até o local da operação. O condutor deve seguir todas as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso significa usar cinto de segurança, respeitar a sinalização e se atentar para os limites de velocidade.


Vale lembrar que o caminhão Munck nunca deve trafegar com cargas suspensas. O transporte do veículo deve ser realizado com as patolas e lanças recolhidas e posicionadas no berço de apoio, mesmo que a distância percorrida seja pequena.


Segurança para os operadores

Assim como as empilhadeiras, o caminhão Munck também requer equipamentos de proteção individual (EPI) para os operadores do equipamento. Luvas de raspa, óculos de proteção, sapatos fechados antiderrapantes e capacete com jugular podem salvar a vida dos seus colaboradores em caso de acidentes no local de trabalho.


Essas e outras diretrizes específicas para trabalho com máquinas são regulamentadas pela NR-11 e pela NR-12. Você pode conferir as normas na página da Secretaria de Inspeção do Trabalho no portal do Ministério da Economia. Lembre-se de que é responsabilidade da empresa contratante fornecer os equipamentos de proteção necessários para a equipe. Por isso, não espere acontecer um acidente para proteger os seus funcionários.


Condição e capacidade do equipamento

A manutenção e a troca de peças devem estar em dia para que o equipamento esteja em condições adequadas de operar sem comprometer a segurança dos colaboradores. Da mesma forma, as indicações de segurança do fabricante e da locadora devem ser respeitadas.


É importante destacar a recomendação da carga transportada, que deve ser de 20% a 30% menor que a capacidade total do guindauto. Assim, se houver alguma alteração no peso dos materiais a serem movimentados, o ideal é substituir o equipamento por outro de maior capacidade.


Saiba mais sobre os diferentes modelos de caminhão Munck.


Local de trabalho

Antes de começar a movimentação, é essencial isolar e sinalizar o raio de alcance da lança de içamento, para evitar possíveis acidentes na hora de levantar as cargas. Todos os funcionários presentes no local da operação do guindauto devem estar em alerta para a movimentação.


O terreno de apoio do caminhão deve ser plano para não haver risco de tombamento. Para trabalhar em áreas próximas à eletricidade, deve-se tomar muita atenção com os cabos de energia.


Içamento de cargas

Antes de realizar qualquer movimentação, é muito importante acionar a sapata das alavancas até a base se apoiar no solo. Esse mecanismo serve para dar mais estabilidade para o veículo. Sempre utilize também as travas de segurança do guincho.


Para levantar as cargas, só podem ser utilizadas eslingas de cabo de aço, cintas e equipamentos específicos. O uso de outros materiais não recomendados pode resultar em graves acidentes, danos no caminhão e perda dos materiais transportados. Vale destacar que o condutor jamais deve abandonar o caminhão com as cargas suspensas.


Gostou do nosso conteúdo? Leia também sobre manutenção e cuidados com caminhão Munck.


131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo