Buscar
  • Empilhatec

Caminhão Munck: melhore a logística da sua empresa

Atualizado: Jan 25


O caminhão Munck ou Guindauto é um equipamento montado no chassi de um caminhão convencional para transportar grandes cargas. É uma ferramenta de grande porte que oferece muita agilidade para a operação logística de uma empresa.


O que muitas pessoas não sabem é que os nomes Munck e Guindauto vêm das primeiras fabricantes desse equipamento. O tipo de caminhão se tornou uma ferramenta de trabalho tão importante que os nomes se tornaram referência.


Pela alta versatilidade, o caminhão Munck permite trabalhar com diferentes pesos, alturas e distâncias, podendo ser operado em locais mais apertados. A máquina vem sendo muito utilizada na construção civil, nas indústrias e nas usinas. O Guindauto também é muito utilizado no transporte de máquinas e tonéis agrícolas.


A principal vantagem do Caminhão Munck é a acessibilidade. Além de pedir um investimento menor que um guindaste, esse caminhão não tem restrição de tráfego nas rodovias. Assim, é um equipamento que performa bem em ambientes urbanos.


Características do caminhão Munck


Esse tipo de caminhão possui um braço hidráulico articulado com gancho que permite movimentar grandes cargas de forma fácil. O Munck é montado sobre o chassi alongado de um caminhão convencional, permitindo que a máquina funcione como um sistema único.


A extensão da lança varia entre 10 e 30 metros. Já a capacidade dos caminhões varia entre 4,5 e 25 toneladas. Aqui no Brasil, os modelos mais utilizados têm entre 10 e 20 toneladas.

O guincho do caminhão foi feito para operar com as cargas verticalmente, ou seja, não trabalha arrastando o fardo.


Segurança para operar a máquina


Para que a operação do caminhão Munck funcione da melhor forma, é necessário seguir algumas regras de segurança. Veja a seguir:

  • O local de trabalho deve ter uma superfície firme e plana;

  • O caminhão não pode ser movimentado enquanto a carga estiver suspensa;

  • As cargas não devem ser arrastadas e sim levantadas para não danificar o equipamento;

  • O local de operação deve ser isolado;

  • Não podem haver obstruções no caminho das cargas;

  • O operador deve utilizar equipamentos de proteção individual (EPI): capacete, óculos, protetor auricular, luva e cinto.;

Por questões de segurança, é recomendado que o equipamento tenha de 20% a 30% de capacidade a mais que a carga transportada. Isso significa que, para transportar uma carga de 10 toneladas, por exemplo, é ideal que o Guindauto tenha capacidade igual ou superior a 13 toneladas.


Por fim, é importante lembrar que antes do início da operação, deve ser realizada uma vistoria técnica no local para identificar o modelo de caminhão adequado. Respeitar a capacidade de carga de cada caminhão evita acidentes graves no local de trabalho.


Mão de obra qualificada


Para operar um Caminhão Munck, é necessário ter Carteira Nacional De Habilitação C, D ou E. Contudo, a grande diversidade de modelos e a possibilidade de novos lançamentos fazem com que seja necessário que o operador realize cursos, treinamentos e capacitações para se manter atualizado.


É bom lembrar que o manuseio deste equipamento requer prática. Assim, o trabalho se torna mais produtivo e evita-se problemas mecânicos por mau uso.


Munck x Guindaste


Já falamos que o caminhão Munk é um equipamento mais barato, mas este está longe de ser o maior trunfo do caminhão sobre os guindastes.


Apesar dos dois equipamentos serem muito parecidos, o caminhão Munck tem funcionalidades mais específicas. Os braços mecânicos, por exemplo, permitem uma movimentação mais precisa.


Outra grande vantagem é que o caminhão não arrasta as cargas, operando com o levantamento. Isso proporciona maior mobilidade, podendo transitar entre locais mais distantes.


Mas isso não significa que o Munck substitui o guindaste em todas as situações. Em construções mais altas, por exemplo, o uso dos guindastes é essencial porque permite a elevação das cargas a uma altura maior que qualquer maquinário.


Além disso, os guindastes são máquinas extremamente tecnológicas. Alguns modelos possuem computadores de bordo que auxiliam na realização de tarefas mais complexas.


Quer melhorar a logística da sua empresa? Conheça soluções para otimizar seus processos com um caminhão Munck!


6 visualizações0 comentário