top of page
Buscar
  • Empilhatec

Caminhão Munck: melhore a logística da sua empresa

Atualizado: 25 de jan. de 2021


O caminhão Munck ou Guindauto é um equipamento montado no chassi de um caminhão convencional para transportar grandes cargas. É uma ferramenta de grande porte que oferece muita agilidade para a operação logística de uma empresa.


O que muitas pessoas não sabem é que os nomes Munck e Guindauto vêm das primeiras fabricantes desse equipamento. O tipo de caminhão se tornou uma ferramenta de trabalho tão importante que os nomes se tornaram referência.


Pela alta versatilidade, o caminhão Munck permite trabalhar com diferentes pesos, alturas e distâncias, podendo ser operado em locais mais apertados. A máquina vem sendo muito utilizada na construção civil, nas indústrias e nas usinas. O Guindauto também é muito utilizado no transporte de máquinas e tonéis agrícolas.


A principal vantagem do Caminhão Munck é a acessibilidade. Além de pedir um investimento menor que um guindaste, esse caminhão não tem restrição de tráfego nas rodovias. Assim, é um equipamento que performa bem em ambientes urbanos.


Características do caminhão Munck


Esse tipo de caminhão possui um braço hidráulico articulado com gancho que permite movimentar grandes cargas de forma fácil. O Munck é montado sobre o chassi alongado de um caminhão convencional, permitindo que a máquina funcione como um sistema único.


A extensão da lança varia entre 10 e 30 metros. Já a capacidade dos caminhões varia entre 4,5 e 25 toneladas. Aqui no Brasil, os modelos mais utilizados têm entre 10 e 20 toneladas.

O guincho do caminhão foi feito para operar com as cargas verticalmente, ou seja, não trabalha arrastando o fardo.


Segurança para operar a máquina


Para que a operação do caminhão Munck funcione da melhor forma, é necessário seguir algumas regras de segurança. Veja a seguir:

  • O local de trabalho deve ter uma superfície firme e plana;

  • O caminhão não pode ser movimentado enquanto a carga estiver suspensa;

  • As cargas não devem ser arrastadas e sim levantadas para não danificar o equipamento;

  • O local de operação deve ser isolado;

  • Não podem haver obstruções no caminho das cargas;

  • O operador deve utilizar equipamentos de proteção individual (EPI): capacete, óculos, protetor auricular, luva e cinto.;

Por questões de segurança, é recomendado que o equipamento tenha de 20% a 30% de capacidade a mais que a carga transportada. Isso significa que, para transportar uma carga de 10 toneladas, por exemplo, é ideal que o Guindauto tenha capacidade igual ou superior a 13 toneladas.


Por fim, é importante lembrar que antes do início da operação, deve ser realizada uma vistoria técnica no local para identificar o modelo de caminhão adequado. Respeitar a capacidade de carga de cada caminhão evita acidentes graves no local de trabalho.


Mão de obra qualificada


Para operar um Caminhão Munck, é necessário ter Carteira Nacional De Habilitação C, D ou E. Contudo, a grande diversidade de modelos e a possibilidade de novos lançamentos fazem com que seja necessário que o operador realize cursos, treinamentos e capacitações para se manter atualizado.


É bom lembrar que o manuseio deste equipamento requer prática. Assim, o trabalho se torna mais produtivo e evita-se problemas mecânicos por mau uso.


Munck x Guindaste


Já falamos que o caminhão Munk é um equipamento mais barato, mas este está longe de ser o maior trunfo do caminhão sobre os guindastes.


Apesar dos dois equipamentos serem muito parecidos, o caminhão Munck tem funcionalidades mais específicas. Os braços mecânicos, por exemplo, permitem uma movimentação mais precisa.


Outra grande vantagem é que o caminhão não arrasta as cargas, operando com o levantamento. Isso proporciona maior mobilidade, podendo transitar entre locais mais distantes.


Mas isso não significa que o Munck substitui o guindaste em todas as situações. Em construções mais altas, por exemplo, o uso dos guindastes é essencial porque permite a elevação das cargas a uma altura maior que qualquer maquinário.


Além disso, os guindastes são máquinas extremamente tecnológicas. Alguns modelos possuem computadores de bordo que auxiliam na realização de tarefas mais complexas.



116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page