top of page
Buscar
  • Empilhatec

Modelos de Caminhão Munck

Montado sobre um caminhão de chassi alongado, o Caminhão Munck ou guindauto é um equipamento versátil que traz muitas vantagens para a sua empresa. Além de oferecer mais segurança e agilidade para o local de trabalho, o guindauto pode percorrer grandes distâncias sem necessidade de instalação.


Conhecer os diferentes tipos de Caminhão Munck vai ajudar você a fazer a escolha certa para a sua empresa. Por isso, vamos falar sobre os modelos disponíveis no mercado e como eles podem ajudar a sua operação.


Modelos de Caminhão Munck: trave e canivete

No Brasil, existem duas principais classificações para caminhões com guindaste articulado: trave e canivete.


Nos modelos trave, os braços ficam em uma posição de transporte de 90º. Como as lanças são mais pesadas que o restante do equipamento, essa posição de transporte faz com que o centro de gravidade fique mais longe do centro do caminhão. Os caminhões trave têm uma maior capacidade de carga no pé, mas dependem de um raio menor de alcance.


Já os modelos canivete são mais populares, porque têm um ângulo de operação maior. A posição de transporte tem os braços no formato de um canivete, e todos os componentes ficam acima da linha do chassi do veículo. Por isso, possuem o centro de massa localizado exatamente no centro do caminhão. Assim, os guindautos canivete são mais indicados para operar com cargas muito próximas ao guindaste.


Características do Caminhão Munck

Além da posição de transporte das lanças, existem outras características que variam entre os modelos e devem ser consideradas na hora de escolher o melhor Caminhão Munck para a sua empresa. Confira a seguir os principais aspectos que você deve analisar:


Momento de carga

Também conhecido como momento líquido de carga, essa característica é a relação entre a capacidade de carga e a distância em que o caminhão pode operar.


Sistema de bielas

O sistema de bielas fica entre os braços e os cilindros e faz parte da concepção do guindaste. Ele traz muitas vantagens para a operação: oferece mais estabilidade nos movimentos, aumenta o ângulo de trabalho e facilita a posição de transporte.


Alcance horizontal e vertical

Essa característica determina até que ponto as lanças conseguem operar. A extensão do equipamento adquirido deve estar de acordo com as demandas da empresa. Dessa forma, não é necessário interromper o fluxo de trabalho para reposicionar o veículo.


Velocidade

Grande parte dos fabricantes oferece diferentes modos de pressão e velocidade para poder trabalhar com diferentes tipos de carga com segurança. Cargas muito delicadas, por exemplo, requerem uma maior precisão no transporte. Por isso, ter flexibilidade na operação é uma característica fundamental.


Como escolher o modelo certo

A dica mais valiosa que podemos oferecer para você escolher um Caminhão Munck para a sua empresa é: considere sempre as suas demandas. A capacidade de carga, a extensão da lança e o tipo de pneu do equipamento alugado devem ser compatíveis para a rotina da sua empresa.


Assim, é fundamental levar em consideração o peso da carga que você precisa mover, o tamanho do local em que o caminhão vai operar e o terreno do local de trabalho.


Vale lembrar que as recomendações de segurança indicam que a carga transportada deve ter de 70% a 80% da capacidade total do guindauto. Operar com mais peso que o indicado pelo fabricante coloca seus funcionários em sério risco de acidente de trabalho, além de danificar os itens movidos.


Vantagens de alugar o equipamento

Agora que você já conhece os diferentes modelos de guindauto, confira as principais vantagens de se alugar o equipamento.


Grande variedade de modelos e acessórios

Essa é a principal vantagem de alugar o equipamento. Poder escolher entre diferentes modelos disponíveis no mercado permite que você adquira a ferramenta que mais se adequa às necessidades da sua empresa.


Além disso, também é possível escolher entre uma grande variedade de acessórios e componentes extras oferecidos pela locadora. Ideal para empresas que precisam de ferramentas específicas em suas operações.


Possibilidade de trocar o equipamento

É bastante comum as demandas de uma empresa mudarem com o tempo. Seja por aumento da carga a ser movimentada ou por alterações no tipo de terreno trabalhado, é necessário adequar os equipamentos de trabalho às novas necessidades.


Por isso, outra grande vantagem do aluguel é poder substituir o modelo do Caminhão Munck por outro que melhor atende às operações da empresa. Conheça outras vantagens de alugar o equipamento.


Flexibilidade no tempo de uso

Por fim, é também uma grande vantagem a flexibilidade no tempo de uso. Nem todas as empresas possuem demanda constante de movimentação de carga, e poder adequar a operação das ferramentas a essas necessidades é fundamental.


Por se tratar de um equipamento com altos custos de aquisição e manutenção, ter uma máquina parada é sinônimo de prejuízo para a empresa. Isso não acontece com o aluguel, já que o tempo de uso da ferramenta pode ser facilmente negociado com a locadora.


1.474 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page