Buscar
  • Empilhatec

Diferenças entre transpaleteira e empilhadeira

Investir nos equipamentos adequados é muito importante para otimizar o trabalho nas áreas de logística e estoque. E para poder adquirir as melhores ferramentas de transporte para sua empresa, é necessário conhecer todas as opções do mercado.


Uma das principais dúvidas que surgem na hora de realizar o investimento é: afinal, será que é melhor investir em uma empilhadeira ou em uma transpaleteira?


Neste post, vamos falar sobre as principais diferenças entre os dois equipamentos e ajudar você a escolher o mais adequado para a sua empresa.


Transpaleteira x empilhadeira

A principal diferença entre a empilhadeira e a transpaleteira é a capacidade de elevar as cargas. As empilhadeiras podem movimentar e elevar as cargas, formando pilhas estáveis que organizam o estoque verticalmente. Já as transpaleteiras servem para o transporte de materiais, auxiliando na carga, na descarga e no despacho de mercadorias.


As empilhadeiras são máquinas bastante versáteis, que podem operar até em terrenos de terra. As transpaleteiras, no entanto, são mais indicadas para pisos mais regulares, em que as suas rodinhas possam deslizar sem grandes dificuldades. Por isso, é mais comum encontrar essas ferramentas em locais como galpões e armazéns.


Outra grande diferença é quanto à complexidade do equipamento. Enquanto as empilhadeiras são máquinas complexas, com muitas peças e que exigem manutenção frequente, as transpaleteiras são ferramentas bem mais simples. Por esse motivo, as transpaleteiras são consideravelmente mais baratas que as empilhadeiras.


Apesar dos dois equipamentos possuírem funções bastante semelhantes, é importante saber que não são equivalentes. Assim, é possível uma única empresa precisar de ambas as ferramentas em suas operações.


Tipos de transpaleteira

Assim como existem diversos tipos de empilhadeira, há diferentes modelos de transpaleteira no mercado. Podemos classificá-los em dois grandes grupos: o elétrico e o manual. Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada modelo.


Transpaleteira manual

Como o próprio nome diz, as transpaleteiras manuais são movidas pela força humana. Assim, são equipamentos baratos e bastante versáteis que não requerem conhecimento técnico. Porém, exigem um grande esforço físico por parte dos funcionários.


Mas isso não significa que são equipamentos pouco tecnológicos! Muitos modelos de transpaleteira possuem sistema hidráulico para reduzir a força motriz necessária para o transporte. Outros possuem também balança para as cargas transportadas.


Uma grande vantagem das transpaleteiras manuais é que não há necessidade de abastecimento e a manutenção é simples. Além disso, esses modelos não emitem nem gases poluentes nem fazem barulho, o que significa que podem operar em locais fechados ou próximos ao atendimento de clientes.


Transpaleteira elétrica

As transpaleteiras elétricas possuem mecanismos semelhantes às empilhadeiras elétricas, por isso pedem um pouco de conhecimento técnico. Em contrapartida, requerem pouco esforço para sua operação e são fáceis de serem manuseadas.


Os modelos elétricos têm um custo maior que os modelos manuais, mas oferecem muito mais conforto e ergonomia, além de acelerar os processos da empresa. Se você quer um equipamento que não depende da força motriz humana para operar, a transpaleteira elétrica é uma boa opção.


Saiba como a falta de logística pode prejudicar o trabalho nas indústrias.


Como saber em qual equipamento investir?

Existem alguns fatores que você deve avaliar antes de optar por uma transpaleteira ou por uma empilhadeira. Apesar da grande diferença de preço entre a empilhadeira e a transpaleteira, esse nunca deve ser o fator mais importante na decisão de investir em uma solução adequada para o dia a dia de uma empresa.


Às vezes, fazer um investimento certeiro pode trazer muito mais retorno do que o excesso de economia. Por isso, analisar as demandas de rotina da sua empresa é o primeiro passo. Faça uma lista de todas as suas prioridades como gestor, assim você pode identificar o equipamento que mais se adequa ao fluxo de trabalho do negócio.


Se a sua empresa busca apenas melhorar a movimentação de itens e facilitar a carga e a descarga de materiais, pode ser mais vantajoso investir em uma transpaleteira.


Por outro lado, se a sua empresa tem muitos produtos para serem acomodados em um espaço limitado, vale bastante a pena investir em uma empilhadeira. Dessa forma, você consegue organizar o seu estoque com mais segurança e praticidade. Vale destacar que as empilhadeiras também podem transportar produtos de um local para outro.


Saiba mais sobre o melhor momento para investir em empilhadeiras.


É importante lembrar também que os dois equipamentos não são equivalentes e podem operar juntos no mesmo negócio. Por isso, o ideal é buscar por uma locadora especializada para ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua empresa.


Está em busca de soluções logísticas inteligentes para o seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Empilhatec pode ajudar você a melhorar a sua gestão.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo