Buscar
  • Empilhatec

Como reduzir a perda de produtos no estoque

Controlar o estoque de maneira eficiente significa agilizar as operações da empresa, otimizar recursos e manter um bom nível de produtividade. Um dos maiores problemas das áreas de gestão de estoque e logística é a perda de produtos.


Seja pela data de validade ou pelo manuseio incorreto das mercadorias, esse desperdício acaba gerando um grande prejuízo a médio e a longo prazo. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados para evitar que produtos sejam perdidos.


Neste artigo, você vai descobrir como é possível reduzir o desperdício de mercadorias no estoque da sua empresa.


8 dicas para reduzir a perda de produtos no estoque da sua empresa

1. Limpeza do local

O primeiro passo para prevenir a perda de produtos é manter o local do estoque sempre limpo e organizado. Isso é fundamental para evitar que a poeira danifique os itens mais delicados e oferece mais qualidade de vida para os funcionários que trabalham no local. Além disso, a limpeza frequente permite identificar problemas que podem comprometer as mercadorias armazenadas, como mofo e infiltração.


2. Controle de pragas

Além da limpeza, é necessário realizar um controle de pragas regularmente. A dedetização previne a entrada de insetos que podem estragar os produtos armazenados. É importante destacar que mesmo produtos não perecíveis podem sofrer danos com a ação de animais como traças, baratas e formigas. Ademais, esses insetos ainda podem prejudicar os colaboradores que frequentam o ambiente do estoque.

3. Treinamento da equipe

Uma equipe bem capacitada conhece as boas práticas para aproveitar ao máximo o tempo de vida útil das mercadorias armazenadas, evitando as perdas e melhorando o serviço oferecido para o cliente. A longo prazo, isso traz muitas vantagens para a produtividade e os lucros da empresa. Por isso, não deixe de investir no treinamento dos seus colaboradores.

Entenda porque o controle de estoque é tão importante para a operação da sua empresa.


4. Atenção aos prazos de validade

Esse ponto não se aplica a produtos não perecíveis, mas é indispensável para mercadorias que possuem um tempo de validade determinável. Muito desperdício acontece porque os gestores de estoque deixam de se atentar aos prazos de validade. Uma dica para controlar o tempo de vida útil de um produto é utilizar softwares de gestão de estoque, assim é possível receber alertas sempre que a data de um determinado item estiver próxima.


5. Metodologias de gestão de estoque

A metodologia certa pode fazer toda a diferença na gestão de estoque da sua empresa. De acordo com o tipo de produto e o fluxo de movimentação, é possível definir uma rotina de processos que otimiza o tempo da equipe e evita a perda de mercadorias no estoque. Por isso, é fundamental conhecer as diferentes metodologias do mercado.

Conheça cinco estratégias de gestão de estoque que podem fazer toda a diferença na organização da sua empresa.


6. Controle de recebimentos

Organizar as compras e os recebimentos de mercadoria é muito importante para evitar a perda de produtos. É importante registrar novos os itens no inventário assim que são recebidos e fazer o controle da qualidade e do prazo de validade. Dessa forma, é possível entrar em contato com o fornecedor imediatamente para pedir a substituição ou reposição dos produtos avariados.

Vai trabalhar com dropshipping? Entenda como esse modelo de mercado pode ser extremamente vantajoso para sua empresa.


7. Segurança do local

Nem sempre as perdas de produtos acontecem por causa do prazo de validade ou pela falta de cuidado no manuseio. Muitas vezes, as mercadorias são perdidas por conta da falta de segurança do local de armazenamento. Proteger o seu estoque contra roubos e furtos é essencial para evitar esse tipo de prejuízo, por isso não deixe de investir em soluções de proteção, como telas, cadeados e cercas elétricas.


8. Equipamentos adequados

Utilizar ferramentas adequadas para movimentação de mercadorias no estoque é fundamental para garantir a integridade dos itens. Um bom exemplo são as empilhadeiras, máquinas ágeis que permitem transportar produtos de forma segura e rápida. Esse tipo de equipamento melhor a organização do estoque e permite aproveitar melhor o espaço de armazenamento, além de evitar que produtos sejam danificados no transporte.


Gostou desse conteúdo? Conheça também os principais acessórios que podem melhorar a forma como a empilhadeira se encaixa na operação da sua empresa.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo