Buscar
  • Empilhatec

Pneus para empilhadeira: pneumático e maciço

Ter um setor logístico de alta performance é essencial para o bom funcionamento dos demais processos de uma empresa. Por isso, é importante investir em ferramentas que agilizem o trabalho das equipes que cuidam do armazenamento e do transporte.


As empilhadeiras são máquinas extremamente ágeis que trazem uma logística muito mais inteligente para a sua empresa. Além de otimizar a operação, esses equipamentos permitem uma maior organização do espaço de armazenamento. Assim, adquirir uma empilhadeira é um investimento necessário.


Nesse post, você verá as diferenças entre os tipos de pneus das empilhadeiras. Mas antes, é preciso conhecer as diferentes categorias dessas ferramentas de trabalho.


Tipos de empilhadeira

Existem diferentes tipos de empilhadeira, cada um adequado para um certo tipo de trabalho. Para escolher o equipamento certo para a sua empresa, é necessário levar em conta as diferentes fontes de alimentação da máquina. Veja a seguir os principais tipos de empilhadeiras:

  • Empilhadeira manual: depende da força motriz humana para funcionar. Possui mecanismos específicos para diminuir o esforço necessário para operar.

  • Empilhadeira elétrica: é alimentada por uma bateria. É mais silenciosa e compacta que os outros tipos de empilhadeira.

  • Empilhadeira a combustão: opera à base de combustível, geralmente diesel, gasolina ou GLP. É mais robusta e tem maior capacidade.

  • Empilhadeira pneumática: funciona com energia pneumática obtida através de um sistema de pressão do ar.

  • Empilhadeira portuária: máquina de grande porte utilizada na carga e descarga de navios.


Diferenças entre tipos de pneus para empilhadeira

As diferenças entre os pneus das empilhadeiras estão principalmente na característica de terreno em que as máquinas podem operar. Veja a seguir os principais pneus para esses equipamentos.


Pneu pneumático

Os pneus pneumáticos possuem uma câmara de ar revestida por uma camada de borracha reforçada. Podem ser utilizados em ambientes internos ou externos.


Esse tipo de pneu é extremamente silencioso e oferece uma excelente estabilidade para o equipamento e para as cargas. Por isso, o pneumático é muito utilizado nas empilhadeiras elétricas, que costumam operar em lugares mais compactos. Também é ideal para ambientes próximos do atendimento ao cliente, pois tem pouquíssimo ruído.


O pneu pneumático é muito parecido com aqueles utilizados em caminhões pesados. Também é mais resistente e durável e pode operar em terrenos mais ásperos. Contudo, há o grande problema dos furos, por isso é interessante ter uma roda completa de reserva em caso de necessidade.


Pneu maciço

Os pneus maciços ou sólidos são feitos de uma borracha prensada em um aro próprio para empilhadeira. Apesar de aparentarem ser parecidos com os pneumáticos, os pneus maciços são feitos totalmente de borracha sólida.


Os pneus sólidos tem uma boa vida útil, porém geram um pouco mais de desgaste nos componentes da empilhadeira porque não possuem amortecimento. São indicados para uso interno ou externo, embora precisem de um terreno sem deformações.


Esse tipo de pneu pode marcar o piso e soltar o pó da borracha, conforme o desgaste. Porém, eles podem ser vendidos com a borracha na cor branca. Os pneus maciços podem ser recondicionados, mas assim como os pneumáticos, deve ter seu limite de desgaste respeitado.


Como escolher o pneu para empilhadeira

Existem alguns pontos para se atentar na hora de escolher o melhor pneu para a sua empilhadeira. Por isso, montamos um checklist para ajudar você a tomar a decisão mais inteligente para a logística da sua empresa. Veja a seguir:

  • Carga máxima a ser transportada

  • Distância máxima a ser percorrida

  • Condições do terreno da operação

  • Condições ambientais do local da operação

  • Tipo de empilhadeira utilizada

  • Tipo de carga a ser transportada


Lembre-se de que, para garantir a segurança de todos os funcionários, devem ser seguidas todas as condições de manuseio propostas pelo manual da empilhadeira. A prevenção é sempre a melhor forma de lidar com acidentes de trabalho.


Gostou do nosso conteúdo? Então conheça as 18 soluções que a empilhadeira traz para a sua empresa.


20 visualizações0 comentário