Buscar
  • Empilhatec

Como escolher a empilhadeira certa para sua empresa

Para ter uma gestão de estoque de alta performance, é necessário investir em soluções inteligentes de logística para melhorar a produtividade da equipe. As empilhadeiras são máquinas ágeis que oferecem mais produtividade e economia para o dia a dia da sua empresa. Esses equipamentos permitem organizar melhor o espaço de armazenamento e movimentar cargas com facilidade.


Na hora de investir em uma empilhadeira, muitos gestores ficam na dúvida sobre qual equipamento adquirir. Neste artigo, você vai descobrir como escolher a empilhadeira ideal para a sua operação.


Tipos de empilhadeira

As empilhadeiras são classificadas de acordo com a fonte de alimentação da máquina. Para escolher o equipamento ideal para sua empresa, é preciso conhecer as diferentes categorias. Confira a seguir:

  • Empilhadeira manual: depende da força motriz humana para funcionar. Possui mecanismos para diminuir o esforço necessário para realizar a movimentação.

  • Empilhadeira elétrica: é alimentada por uma bateria recarregável. É um equipamento mais silencioso e compacto que os outros.

  • Empilhadeira a combustão: opera à base de combustível, geralmente diesel, gasolina ou GLP. É mais robusta e tem maior capacidade que as outras empilhadeiras.

  • Empilhadeira pneumática: é operada com energia pneumática obtida através de um sistema de pressão do ar.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de empilhadeira.


O que você deve considerar na hora de escolher uma empilhadeira

Na hora de escolher uma empilhadeira para sua empresa, é importante considerar três fatores principais: o local da operação, o tipo de terreno e a carga transportada. Explicamos cada um a seguir.


Local da operação

O local da operação é o primeiro ponto importante para adquirir a máquina certa. As empilhadeiras à combustão, por exemplo, não podem ser operadas em locais fechados, porque emitem gases tóxicos que podem ser prejudiciais para a saúde dos colaboradores.


Além disso, se o seu estoque fica em um local muito próximo do setor administrativo ou do atendimento ao cliente, é melhor investir em uma empilhadeira elétrica, que é mais silenciosa. Porém, esse tipo de equipamento já é recomendado apenas para ambientes sem umidade.


Conheça as boas práticas de segurança do trabalho para estoques e depósitos.


Tipo de terreno

Saber o tipo de terreno em que você vai operar a empilhadeira é fundamental para escolher o equipamento certo. Os diferentes pneus têm indicações e resistência diferentes. O pneu pneumático, por exemplo, pode ser utilizado em terrenos deformados. Já o pneu maciço requer uma superfície lisa, para não prejudicar os demais componentes da empilhadeira.


Outro ponto importante é que as empilhadeiras elétricas não funcionam bem em pisos irregulares. Já as máquinas à combustão são mais robustas e mais resistentes aos mais variados tipos de terreno.


Carga transportada

A carga transportada é provavelmente o mais importante para ser considerado na hora de escolher uma empilhadeira para sua empresa. Esse fator determina a capacidade do equipamento que você vai escolher. A indicação geral é que a carga transportada seja de 20% a 30% menor que a capacidade total indicada pela marca da máquina.


Além disso, o tipo de pneu utilizado na empilhadeira também possui um limite de carga, de acordo com o limite de desgaste recomendado pelo fabricante.

Já tem uma empilhadeira na sua operação? Saiba como identificar o momento ideal para substituir o equipamento.


Vantagens de alugar empilhadeira

Adquirir uma empilhadeira é um investimento na segurança e na produtividade do seu local de trabalho. Existem muitas vantagens de alugar o equipamento, especialmente por conta da flexibilidade de troca de máquina.


A facilidade com que você pode substituir uma empilhadeira por outra que melhor se adapta às suas necessidades de negócio permite que seus funcionários sempre tenham as ferramentas certas para o trabalho. Portanto, você consegue manter o nível de produtividade do seu negócio sem perder tempo procurando por novos equipamentos.


Com uma variedade de modelos de empilhadeiras disponíveis, você pode escolher a ferramenta que melhor se adapta ao dia a dia da sua equipe. Além disso, vale destacar que existem ainda alguns itens extras para empilhadeira que podem modificar o modo como você trabalha com o equipamento.


Outro ponto positivo é que você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para escolher o melhor equipamento para a sua empresa. Que tal contar com as melhores empilhadeiras e acessórios do mercado? Entre em contato com a equipe da Empilhatec.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo